QUANDO PINTA AQUELA DÚVIDA, É MELHOR INVESTIGAR DO QUE CORRER O RISCO DE ERRAR!

A abreviação de horas é 10hs ou 10h?

A explicação é bem simples: hora ou horas se abreviam do mesmo modo: h, sem ponto e sem o s do plural.
Exs.: Uma hora = 1h / dez horas = 10h
Duas horas, vinte e seis minutos e sete segundos = 2h26min7s
Doze horas e dez minutos = 12h10min ou também 12h10



E é qual a diferença entre acidente e incidente? Tanto faz usar uma ou outra?

Acidente/incidente:
Acidente é acontecimento casual, imprevisto ou acontecimento infeliz, casual ou não, cujo resultado é dano, prejuízo, desastre.
Exs.: A queda do império romano foi um dos mais importantes acidentes da história. / Dois caminhões se chocaram e houve gravíssimo acidente.
Incidente é como substantivo, circunstância acidental, episódio, aventura, peripécia.
Ex.: Este casal sempre se entende no final. Uma pequena briga será apenas um incidente sem maiores conseqüências.


Você sabe quando usar este ou esse?

O que dizer: este sapato ou esse sapato?

Este (esta, isto) indica o que está próximo de quem fala.
Esse (essa, isso) indica o que está próximo da pessoa com quem se fala.
Portanto, como exemplo, eu digo: este sapato é o que estou calçando ou o que está perto de mim;
Esse sapato é o do meu interlocutor, ou seja, com quem estou falando, ou o que está perto dele.
Este indica o presente (este ano em curso) ou o que está adiante ou a seguir (estes exemplos que vou apresentar).
Esse indica o passado (esse ano que se encerrou), o que ficou para trás (esses exemplos que apresentei).


E quando você agradece a alguém por algo recebido, o que você diz: obrigado ou obrigada?

Com relação ao uso de obrigado ou obrigada, a explicação é mais simples ainda:
Obrigado(a) é a forma reduzida de dizer estou obrigado(a) a você, ou seja, devo obrigação a você. Portanto, o adjetivo (particípio do verbo obrigar) deve concordar em gênero e número com o sujeito, de que é predicativo.
Mas, regras à parte e, pra descomplicar, guardem isto: uma mulher sempre dirá obrigada a alguém e um homem sempre dirá obrigado.

Celulite: como evitá-la e como combatê-la.

Dez mandamentos contra a celulite:

Beber dois litros de água ajuda a combater a celulite
Coxa, costas, barriga, interior dos joelhos e braços. De acordo com a idade, são estes os pontos onde as celulites mais atacam as mulheres. A anti-estética aparência de "casca de laranja" tem dez inimigos. Vamos saber agora como podemos combatê-la:

1º mandamento: Tire um dia para se purificar. Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.

2º mandamento: Reforce sua reserva de metal. Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro, devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte ainda seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.

3º mandamento: Consuma pouco sal. Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que causa a retenção de líquidos, prefira o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Dê preferência aos temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.

4º mandamento: Invista nos chás: a sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.

5º mandamento: Controle o peso. Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.

6º mandamento: Hidrate-se em abundância. Tome ao menos 2 litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.

7º mandamento: Opte pelo natural. Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acúmulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.

8º mandamento: Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino. As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.

9º mandamento: Consuma potássio. Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

10º mandamento: Escolha as formas de cozimento mais saudáveis . Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.

Como prevenir a celulite:

Para evitar ou amenizar a celulite provocada pelos efeitos da pílula anticoncepcional, o cirurgião vascular Álvaro Pereira de Oliveira aconselha: Todas as manhãs, passar nas pernas, coxas, culotes e bumbum um creme redutor de gordura à base de extratos vegetais, que ajuda a melhorar a circulação e a reduzir a gordura; duas a três vezes por semana fazer uma drenagem linfática caseira antes de dormir, por 10 a 15 minutos. Usar um creme à base de castanha da Índia e com movimentos lentos e pouca pressão, deslizar as mãos a partir dos joelhos até a virilha, em linha reta. Fazer os movimentos nas partes posterior, interna e externa da coxa e do bumbum até a virilha; durante o dia, tomar bastante líquido.


Reduza a celulite causada por anticoncepcionais:

Mesmo as pílulas com baixa dosagem de estrogênio podem estimular o aparecimento de celulite. Elas deixam a pele com aspecto de casca de laranja principalmente nas mulheres sensíveis ao hormônio ou que já têm tendência ao problema. A celulite afeta oito entre dez mulheres ocidentais, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Estética. O problema, que deixa ondulações nas pernas, nas coxas, no bumbum e, às vezes, até na barriga, resulta principalmente de três fatores:
· hereditariedade: se existem casos na sua família, você também pode ter;
· alterações hormonais: quando os níveis de estrogênio (hormônio feminino) estão muito altos, provocam desordens no metabolismo que podem desencadear ou agravar a celulite;
· problemas circulatórios: se o sangue não flui bem pelo corpo, a drenagem das toxinas também fica prejudicada e isso acaba deixando o líquido que fica entre as células mais viscoso. Sedentarismo, má alimentação, estresse, álcool, cigarro e roupa apertada agravam o problema. Cada um à sua maneira, prejudicam a circulação sangüínea e, assim, a eliminação de toxinas. Muitas mulheres, no entanto, só percebem os "furinhos" na pele alguns meses após ter começado a tomar pílula anticoncepcional. "São mais hormônios femininos circulando no organismo, provocando compressão das veias e vasos linfáticos da microcirculação", explica o cirurgião vascular, que é presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, em São Paulo. Pressionados, esses vasos transbordam linfa, um líquido viscoso rico em água e proteína que se acumula no tecido conjuntivo, desencadeando um processo inflamatório e, mais tarde, uma espécie de cicatriz que retrai a pele para dentro. Por isso o aspecto de casca de laranja. Mesmo as pílulas com dosagens mínimas de estrogênio podem causar estragos às mulheres mais sensíveis. Nesse caso, o caminho é conversar com o médico para substituir a pílula por outra ou mudar o método anticoncepcional



Pílulas sem estrogênio:
Aos poucos, estão chegando ao mercado pílulas livres de estrogênio e que prometem evitar o aparecimento da temível celulite. "São comprimidos de terceira geração compostos de apenas um hormônio, a progesterona, que agem na inibição da ovulação com a mesma eficácia das pílulas que combinam os dois hormônios", diz o ginecologista Francisco Siervo Neto, diretor médico do laboratório Organon.