Prevenir estrias é mais fácil que remediar.


A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão. Ela se rompe e suas bordas, ao cicatrizarem, formam uma linha deprimida na superfície da pele. Até mesmo a prevenção é difícil, devido aos vários fatores que podem provocar estrias. Várias são as causas de seu aparecimento:crescimento na puberdade, aumento de peso, gravidez ou o uso crônico de medicamentos a base de corticosteróide, conhecidos como “super antiinflamatórios" tanto tópico como via oral. O problema, que atinge mais as mulheres, pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas sempre ataca as áreas mais femininas, como bumbum, seios e barrigas. Para cada lugar e tipo de estria é indicado um tratamento. As estrias avermelhadas são as mais recentes tendo essa coloração devido ao rompimento sanguíneo. Os tratamentos iniciados nessa fase têm melhores resultado, pois as células continuam vivas e com maior capacidade regenerativa. Já as estrias brancas são consideradas as mais antigas. Essas estrias são de cor branco-acinzentado, pois a melanina (substancia que dá coloração à pele) não é mais produzida onde as fibras se rompem.Também apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele, formando uma depressão, tipo uma cicatriz. Os tratamentos iniciados nessa fase conseguem apenas estreitá-la.
Tratamentos: O tratamento com ácidos e peeling são um dos mais comuns para a eliminação das estrias. Eles estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das etrias. No entanto, cada caso é diferente do outro. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Há também a mesoterapia. Esse tratamento pode ser aplicado nos dois tipos de estrias. É injetada no local da estria, com finas agulhas, uma substância capaz de estimular a produção de colágeno na quantidade ideal para preencher os sulcos das estrias antigas, que, por conseqüência, ficam mais estreitas. Cada aplicação dura 10 minutos por estria e o tratamento leva, no mínimo, dois meses. Já o laser é um tratamento mais moderno e indicado para as estrias avermelhadas, provocando o fechamento dos pequenos vasos. O laser promove a formação de novo colágeno, com diminuição do tamanho das estrias recentes ou antigas.
Como evitá-las:
A
prevenção é a melhor forma de tratamento. Como? Hidratando e nutrindo a pele ao máximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Evitar roupas apertadas é uma maneira de evitar estrias. A prática de exercícios físicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferência por alimentos saudáveis são fundamentais para evitar estrias aconselham os dermatologistas.

Frutas são “tudo de bom”


Todo mundo sabe que uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis são o segredo da boa forma e da manutenção da saúde. As frutas contêm vitaminas que são benéficas para o organismo e deixam a pele e os cabelos mais bonitos. Por serem ricas em vitaminas, não devem ser consumidas em grande quantidade, pois o excesso delas no organismo pode causar doenças tão graves quanto as causadas pela carência das mesmas. Conheça os benefícios que algumas frutas proporcionam e insira elas na sua alimentação, para uma vida mais saudável e melhor:

Abacate - Além de não conter colesterol como alguns leigos afirmam,pois todo alimento de origem vegetal é isento de colesterol,ele tem o poder de abaixar os níveis sangüíneos do LDL o colesterolruim. Sua gordura é nutricional, indicado para ser consumido, quantidades moderadas, por crianças e adultos que desejam melhorar amemória. Deve-se evitar seu consumo com adição de açúcar.
Abacaxi - Fonte de energia, dilui as toxinas e ajuda digestão das carnes. Deve ser consumido com moderação, pois o tipo pérola contém muito açúcar.
Acerola - Muito rica em vitamina C e outros micronutrientes,ajuda no combate da anemia, gripes e resfriados.
Banana - Ótima para tratar a hipertensão e repor o potássio perdido e necessário ao organismo. Auxilia em tratamentos do estômago.
Caqui - Rico em vitamina A, auxilia na longevidade. Por conter muito açúcar, seu consumo deve ser moderado.
Fruta do conde ou pinha - Rica em elementos antioxidantes, altamente energética. Também contêm muito açúcar e não deve ser ingerido em excesso.
Figo – É importante na manutenção dos fluídos corporais, trata a hipertensão.
Goiaba - A maioria das pessoas não sabe, mas a goiaba contém mais vitamina C do que o limão, sendo assim uma ótima fonte desta vitamina, sem falar que é mais doce saborosa.
Maçã - Seu aroma acalma e relaxa. Por ter uma substância rica em substâncias chamadas flavóides, reduz as chances do colesterol. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias.
Mamão - Rico em vitamina A, combate a artrite, queda de cabelo e sua enzima facilita a digestão. O tipo Formosa é o que contém menos açúcar. É uma fruta calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.
Melão - É um soro biológico que trata os rins e ajuda na desintoxicação alimentar, fortifica os ossos e os dentes. Por ser um alimento de difícil digestão, ideal se ingerido só, num intervalo entre refeições.
Melancia - Rica em licopeno, é recomendável na prevenção de alguns tipos de câncer. Auxilia na eliminação do ácido úrico e outras toxinas. Por ser um alimento de difícil digestão, dever ser consumido com moderação e num intervalo entre refeições.
Nêspera, ameixas amarelas e nectarinas - Aumenta a resistência física e combate a fadiga.
Pêra - combate a hipertensão, tira o cansaço mental e alcaliniza estômago.
Uva - Possui flavonóides, por isso devem ser consumidas para evitar o colesterol

Segundo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), todo o indivíduo deve ingerir de 400 gramas a 800 gramas de frutas, verduras e legumes por dia. Apesar de parecer uma recomendação impossível, pode ter certeza que é viável: basta incluir uma fruta no café da manhã, uma salada ou verdura cozida no almoço e jantar, uma fruta na sobremesa e/ou uma fruta no lanche da tarde.