Qual a diferença do Azeite Extra Virgem para o Virgem e o Refinado?

Dependendo do modo de extração e do grau de acidez, o azeite é classificado em três categorias. Todos os tipos de azeite contribuem a uma alimentação saudável. A grande diferença, porém, está no sabor. Os três azeites são beneficiais para saúde humana. A grande diferença está no sabor!
Azeite Extra Virgem.
Chamado “o rei dos azeites”, esta qualidade é extraída de azeitonas sãs, no seu estado adequado de maturação, e exclusivamente por meios mecânicos. O teor em ácido oléico livre, ou seja, a “acidez”, não pode ultrapassar 0.8 %. Este azeite é rico em vitaminas e antioxidantes e tem cheiro e sabor excelentes.
O Azeite Virgem Extra representa uma parte muito pequena do azeite consumido. Pode durar até dois anos, mas é no seu melhor quando novo.Preserva sabores interessantes como o frutado, verde, nozes, picante etc. e é altamente recomendável para preparar saladas e outros pratos crus, como tempero para sopas e ensopados e à mesa para dar o toque final aos seus pratos. Experimente-o também em forma de "Dip" embebendo o pão.
O vidro transparente permite apreciar a cor dourada do azeite mesmo com a garrafa fechada.
Uma dica para esse tipo de azeite é comprar os que são engarrafados em recipientes mais escuros pois o azeite oxida ao ser exposto a luz. Em casa mantenha dentro de um armário, longe da luz, para diminuir a oxidação e manter as qualidades originais do produto.
Desta maneira, o azeite dura mais tempo e mantém as suas características intactas.
Este é o melhor azeite para temperar saladas e consumo cru.
Azeite Virgem
Este azeite é obtido da mesma maneira como o da categoria Virgem Extra, ou seja, exclusivamente por meios mecânicos, mas tem um sabor menos complexo e uma acidez elevada que pode atingir os 2 %, recebendo o nome de Azeite Virgem Fino e de acidez maior que 2% e menor que 3,3% denomina-se Azeite de Oliva Virgem.
Dura menos tempo do que o Azeite Virgem Extra.
Azeite ou Azeite Refinado.
Nesta categoria é classificado o azeite de qualidade inferior que apresenta um sabor desagradável, uma acidez demasiado alta, ou uma combinação dos dois, e que por isso foi refinado industrialmente, eliminando por processos químicos e físicos estes factores indesejados. O resultado é um produto ao que se junta um pouco de Azeite Virgem para lhe devolver algum sabor de azeite. A maioria dos azeites mundialmente comercializados é desta categoria. Dura vários anos.
Todos os azeites são sensíveis ao oxigénio e a luz e devem ser guardados fechados e ao abrigo da luz.
Como o Extra Virgem é mais caro e o calor destroi as suas qualidades o Refinado é indicado para culinária.
Os antioxidantes do Azeite de Oliva.
O processo de extração do azeite influencia na concentração de antioxidantes, substâncias que protegem o organismo contra agentes externos e no desenvolvimento de doenças, principalmente as cardiovasculares e o câncer.
O extravirgem contém uma elevada concentração de antioxidantes como a vitamina E e os derivados fenólicos (tirosol e hidroxitirosol), esteróis livres e seus precursores, como o esqualeno. Já o azeite refinado perde uma boa parte delas, entretanto tem a mesma composição de ácidos graxos do extravirgem. Veja as diferenças:
O azeite de oliva extravirgem tem 330 mg de vitamina E/kg e cerca de 400 compostos fenólicos diferentes.
O azeite de oliva refinado tem 220 mg de vitamina E/kg e e cerca de 80 compostos fenólicos.
A composição de ácidos graxos é semelhante entre os dois tipos de azeite.
A menor concentração de compostos fenólicos e vitamina E do azeite refinado são responsáveis pela menor estabilidade do produto quando comparado ao virgem.
O que faz por sua saúde
O azeite possui gorduras monoinsaturadas, que são as mais saudáveis para o organismo.
O consumo de azeite ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Contribui para diminuir o nível de colesterol total no sangue, diminuindo o mau (LDL) e subindo ligeiramente o bom (HDL).
Previne tromboses.
Favorece a digestão, melhorando, inclusive, a digestão das gorduras.
Se tomado sem qualquer acompanhamento, ajuda a aliviar a prisão de ventre.
Previne úlceras, cálculos biliares e o envelhecimento celular.
Alguns estudos relacionam o consumo de azeite a uma menor incidência de vários tipos de câncer.
É recomendado para diabéticos: melhora a assimilação de açúcar e a tolerância à glicose, reduzindo a quantidade de insulina necessária ao organismo.
Estimula a absorção de cálcio, o que faz bem aos ossos, e, na infância, favorece o crescimento.
Dicas na hora de comprar
Procure observar a data de fabricação. Quanto mais novo o azeite, menor o risco de deterioração. Se possível, opte pelas embalagens de vidro escuro. Embalagens transparentes permitem a passagem de luz, o que pode alterar a estabilidade do azeite.
Evite as embalagens de lata e plástico, porque pode ocorrer migração de elementos do recipiente para o produto.
Pesquise bem. Com o preço que você paga por um azeite em um super e hipermercado, pode levar dois de uma mesma marca em outro estabelecimento. E dependendo do produto, é possível comprar três pelo preço de um e ainda sobra troco.
Nem sempre os azeites mais caros são os melhores. A qualidade também está presente em produtos com bons preços.
Dicas de conservação
Os azeites vendidos em vidro escuro ficam melhor conservados que os de vidro claro. A pior forma de envase é a lata, porque não há como fechar depois de aberto. Além disso, os componentes da lata podem contaminar o azeite, modificando seu sabor e propriedades.
Mantenha o azeite em local fresco e ao abrigo da luz, para não haver degradação devido ao aumento de temperatura e à presença de luminosidade.
Se comprou um produto em garrafa de vidro de cor clara, a recomendação de conservação em local escuro vale ainda mais.
Se você comprou um azeite em embalagem de lata ou plástico, depois de aberta, transfira o azeite para um recipiente de vidro (de preferência escuro) ou de aço inox.
Mantenha o azeite sempre fechado, para não oxidá-lo rapidamente em contato com o ar. A prática de tampar a lata com palito não é adequada, pois a vedação não é completa.
Deixe o azeite longe de cheiros intensos. Eles podem passar para o produto, dando-lhe um sabor estranho.

Um comentário:

Cristian disse...

Olá.. adoro azeite. sou um grande apreciador desse grande parceiro da culinária e que poucos sabem dar valor aqui no Brasil.. mas isso ta acabando.. ainda bem..rs..

Parabéns pelo post otimo tema, gostei muito, informativo e compacto.

Abraços